Agricultores de Palmo e Meio

Início » Agricultores de Palmo e Meio

Com a chegada do inverno a nossa horta precisava de ser lavrada e cuidada, para que fosse possível fazermos novas plantações. Todas as crianças com casacos bem apertados, galochas e utensílios de agricultura puseram mãos à obra! Neste processo de aprendizagem ativa retiramos as ervas daninhas, exploramos o musgo, recolhemos as folhas secas dos morangueiros e ainda descobrimos um pequeno ser vivo: uma minhoca!

Terra lavrada e sem ervas daninhas, os meninos do jardim-de-infância concluíram que: “(…) precisamos de um plástico para que não cresçam novas ervas “más”, como a minha avó tem na horta dela”. O desafio foi aceite em grupo e então decidimos escrever um e-mail para solicitar à direção esse plástico. Primeiro realizámos um esboço do nosso texto/pedido e depois passamos para a escrita no computador. Aliamos assim as aprendizagens de escrita no computador, de forma contextualizada e significativa, à nossa necessidade de obter um elemento essencial para a horta.

Mas as aprendizagens não ficaram por aqui! Tivemos que medir o comprimento e a largura da nossa horta, para saber a medida do plástico a pedir. De fita métrica na mão lá fomos nós para a horta! Com papel e caneta registamos os numerais que marcava na fita métrica, observamos que o comprimento era maior que a largura e comparamos os numerais que iam sucedendo na fita métrica.

O projeto de reorganização da Horta não está finalizado, esperem pela próxima publicação para observarem o trabalho cooperativo, o espírito de equipa e a autonomia destes pequenos agricultores!

Partilhar

"Há escolas que são gaiolas e há escolas
que são asas (...) a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros
engaiolados. O que elas amam são pássaros
em vôo. Existem para dar aos pássaros
coragem para voar. Ensinar o vôo, isso
elas não podem fazer, porque o vôo já
nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode
ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Colégio do Forte

Go to Top